Pular para o conteúdo principal

Cérebro, a máquina mais fantástica que existe!


A OMS prevê que o Brasil será o país com maior incidência e prevalência de Alzheimer, entre outros tipos de demência.
Em países desenvolvidos esse números caem por motivos que são explicados nesse vídeo, de forma clara, em linguagem simples e didática.
Por ter maior incidência, o Alzheimer tem sido o tipo de demência mais estudado pelas comunidades científicas.
De acordo com os inúmeros estudos sobre Alzheimer, a prevenção ou diminuição da probabilidade de vir a desenvolver essa doença é possível, bastando alterar certas condutas e hábitos de vida, como alimentação, controle de doenças crônicas-hipertensão e dislipidemia, e inclusão da atividade física regular e atividades cognitivas desafiadoras.
O Dr. Fabiano Moulin chama nossa atenção para as ações de políticas públicas de saúde, que deveriam acontecer e que são negligenciadas por fatores diversos nos países sub-desenvolvidos ou em desenvolvimento.
Fica a dica para os governos:  estimular políticas públicas de saúde, educação e divulgar a compreensão do que é envelhecimento e cidadania.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é uma IDEIA LEGISLATIVA?

Quem pode apresentar Ideias Legislativas? Qualquer pessoa que se cadastrar no nosso portal pode enviar Ideias Legislativas para criar novas leis ou alterar as leis atuais. Como faço para enviar uma Ideia Legislativa? É preciso se cadastrar no nosso Portal. Em seguida, acesse a  página das Ideias Legislativas  e clique em “Enviar ideia”. Antes de enviar sua proposta, verifique se já existe na lista de ideias abertas outra com o mesmo conteúdo. Várias ideias semelhantes terminam diluindo o apoio dos demais cidadãos. Posso enviar mais de uma Ideia Legislativa? Sim. Você pode enviar quantas Ideias Legislativas quiser, mas elas não podem ser repetidas. Posso enviar uma Ideia Legislativa semelhante à Ideia de outra pessoa? Sim. No entanto, sua ideia não pode ser igual a outra que você já tenha enviado e esteja aberta para receber apoios. Quem pode apoiar as Ideias Legislativas? Qualquer pessoa que se cadastrar no nosso portal pode apoiar as Ideias Legislativas que...

PSICOterapia é com PSICÓLOGO - legislação

Segue abaixo a resposta que recebi por e-mail do Conselho de Psicologia, após enviar mensagem solicitando as referências legais que embasam o fato do termo PSICOTERAPIA não ser de uso PRIVATIVO dos PSICÓLOGOS E PSIQUIATRAS: Prezada Lais,  "Em atenção ao seu email, informamos o que segue: 1. A Constituição da República Federativa do Brasil determina: Art. 5°- Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos: inciso II “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei” e  Inciso XIII "é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;" 2. A LEI Nº 4.119, DE 27 DE  AGOSTO DE 1962 estabelece   : Art. 13. - Ao portador do diploma de Psicólogo é conferido o direito de ensinar Psicologia nos vários cursos de que trata esta lei, observadas as exigências legais específicas, e a exercer a profissão de Psicólogo. § 1º C...

Psicoterapia ser termo privativo de psicólogos e psiquiatras

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=93807 O termo psicoterapia é usado por profissionais não Psicólogos ou Psiquiatras devido à Constituição Federal, art.5°, Inciso.XIII, que diz: "é livre o exercício de qualquer trabalho,ofício ou profissão atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer." Faça-se esta lei e protejamos a saúde mental da população leiga. Grande número de profissionais com formações diversas, muitas vezes breves, divulgam seus trabalhos como psicoterapeutas levando a população leiga a contratá-los, achando que são Psicólogos.  Preocupam os riscos que tais "profissionais" oferecem à saúde mental de quem os contrata, agravando ou cronificando quadros depressivos, ansiosos e transtornos de personalidade. Com saúde não se brinca!!! Não se brinca com saúde MENTAL!!!