http://www.portalvr.com/smac/index.php/9-noticias-destaque/206-volta-redonda-ganha-centro-publico-de-atendimento-para-alzheimer.html
O Centro de Atendimento fica localizado na Rua 548, número 101, Jardim Paraíba, ocupando uma área construída de 870 metros quadrados. A unidade funcionará de segundas as sextas-feiras, das 8h às 18h, com três salas de atividades, duas salas de repouso, sala da diretoria e equipe, cozinha, refeitório, área de convivência coberta, área para caminhada, área externa, banheiros masculino e feminino adaptados, auditório para 60 pessoas, recepção, etc.
A futura coordenadora do centro é a psicóloga Danielle da Silva Freire, há 13 anos no serviço público, que já passou pelas diretorias do Centro Dia I, Centro de Atendimento a Pessoa com Deficiência e Creas (Centro de Referência e Assistência Social). Segundo ela, a Policlínica da Cidadania, que funciona no Estádio da Cidadania, será a porta de entrada para o Centro de Atendimento de Alzheimer Synval Santos.
“É importante destacar que o centro não vai somente atender as pessoas idosas com Alzheimer, mas fará também o atendimento à família, orientando-a como lidar com o usuário quando ele estiver desligado, perder o perfil e a memória, e ficar na situação de acamado. Queremos auxiliar a família quanto aos cuidados necessários”, explicou Danielle. Ela acredita que o novo centro vai trazer uma melhor qualidade de vida para o usuário e a sua família. “Todos os profissionais envolvidos no atendimento buscam esse objetivo primário da melhor qualidade de vida com as terapias ocupacional, de artes, e musicoterapia. O objetivo da equipe de profissionais no atendimento é a busca pelo bem estar do idoso”.
Danielle informou também que a partir do encaminhamento que será feito pela Policlínica da Melhor Idade, com o laudo médico, a equipe do centro fará uma triagem para verificar os critérios de renda (famílias com renda até 3 salários mínimos) e se enquadra no quesito social de violação dos direitos, como o semiabandono, quando o número de pessoas para cuidar do idoso com Alzheimer é menor no dia a dia. Pessoas nessa situação terão preferência no atendimento.
“Não seremos um centro de saúde, mas um centro de assistência social que prioriza o atendimento aos idosos portadores do Mal de Alzheimer e acredito que vamos melhorar o estado, estimular a memória e retardar o processo de desenvolvimento da doença, promovendo um pouco essa qualidade de vida ao doente”, explicou Danielle.
Comentários
Postar um comentário