Pular para o conteúdo principal

Quando o terapeuta não é Psicólogo - RISCOS !!!!!

Dando continuidade ao tema URGENTE sobre o uso do nome psicoterapia de forma indiscriminada, por profissionais cuja formação acadêmica NÃO passa pela formação em PSICOLOGIA ou PSIQUIATRIA, fico com a pergunta:

Quais os RISCOS para quem procura um psicoterapeuta e não se certifica da formação acadêmica do mesmo? 

Segue o link da postagem em que inicio a reflexão, para quem não leu:
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6144518556410783280#editor/target=post;postID=5479622125210910550;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=1;src=postname

então... envolve RISCOS? Sim!!!!

Quando a pessoa que procura ajuda não aparenta ter qualquer patologia psíquica ou desconhece ou recusa qualquer diagnóstico psiquiátrico, pode haver RISCO, sim. 

É possível que se abra um quadro agudo em sessão, justamente pela falta de conhecimento técnico/científico do "terapeuta" em previsão e controle de variáveis na própria sessão.

Um psicólogo ou psiquiatra reconhece sinais e indícios de que há necessidade de não avançar na técnica, sob o risco de o paciente não ter ainda condições psíquicas para enfrentar conteúdos de forte carga emocional.

E, caso haja uma situação tão específica e de forte demanda emocional, pode o profissional não PSICÓLOGO ou PSIQUIATRA se ver em apuros, não sabendo como conter ou administrar a situação.

Imagine um terapeuta sem formação técnico/científica específica dispensar ao final de uma sessão um paciente em surto...

Profissionais que estão em contínua formação e especialização sabem o quão sérias podem ser tais questões.

Segue trecho e link para leitura mais aprofundada sobre os riscos que envolvem um surto:

" ... técnicas que possam ser utilizadas no momento de abordagem ao paciente em surto, minimizando os riscos à equipe atuante. A agressividade pode ser vista como um comportamento eventual do paciente em surto, o que prejudica a segurança não só da equipe, mas também do próprio paciente."

https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/167529/MARCO%20ANT%C3%94NIO%20BARCELOS%20MAGALH%C3%83ES_TCC_PSICO.pdf?sequence=1&isAllowed=y

"Pessoas sem o menor preparo estão colocando em risco a saúde dos pacientes", afirma o psicólogo. Segundo ele, embora não existam estatísticas, é cada vez maior o número de pacientes que têm seu estado agravado depois de passar por pessoas que se apresentam como terapeutas, mas não têm qualificação para exercer a atividade. Uma das conseqüências, segundo ele, é o surgimento de doenças psicossomáticas."

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,psicologo-alerta-para-riscos-da-regressao,20010302p30966


Fica o ALERTA aos pacientes, para que se informem junto ao profissional que os atendem quanto à sua formação acadêmica e número de registro profissional junto ao conselho.

Fica o ALERTA aos profissionais, para que se apresentem ao paciente já na primeira sessão, informando-o sobre sua formação e fornecendo-lhe seu número de registro para qualquer consulta junto ao site do seu conselho.

Aos que desejarem se engajar nessa luta , segue link para adesão a petição pública:
https://www.change.org/p/cfp-conselho-federal-de-psicologia-exerc%C3%ADcio-exclusivo-da-cl%C3%ADnica-psicoter%C3%A1pica-psicol%C3%B3gica-por-psic%C3%B3logos-ou-psiquiatras?recruiter=48170211&utm_source=share_petition&utm_medium=twitter&utm_campaign=share_petition

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estimulação Cognitiva Idosos domiciliar ou consultorio

O que é uma IDEIA LEGISLATIVA?

Quem pode apresentar Ideias Legislativas? Qualquer pessoa que se cadastrar no nosso portal pode enviar Ideias Legislativas para criar novas leis ou alterar as leis atuais. Como faço para enviar uma Ideia Legislativa? É preciso se cadastrar no nosso Portal. Em seguida, acesse a  página das Ideias Legislativas  e clique em “Enviar ideia”. Antes de enviar sua proposta, verifique se já existe na lista de ideias abertas outra com o mesmo conteúdo. Várias ideias semelhantes terminam diluindo o apoio dos demais cidadãos. Posso enviar mais de uma Ideia Legislativa? Sim. Você pode enviar quantas Ideias Legislativas quiser, mas elas não podem ser repetidas. Posso enviar uma Ideia Legislativa semelhante à Ideia de outra pessoa? Sim. No entanto, sua ideia não pode ser igual a outra que você já tenha enviado e esteja aberta para receber apoios. Quem pode apoiar as Ideias Legislativas? Qualquer pessoa que se cadastrar no nosso portal pode apoiar as Ideias Legislativas que...

Estimulação neurocognitiva e Neuroplasticidade